Em 2017, durante os dias 24 a 28 de Fevereiro  celebraremos o Carnaval. Tradicionalmente o Carnaval em Paraty é comemorado de forma livre e descontraída. Há sempre muita animação, festa, foliões fantasiados, bonecos enormes pela cidade, muita brincadeira e felicidade.

No centro histórico de Paraty o carnaval é uma grande festa com blocos de rua e foliões.

carnaval-em-paraty (5)

Atualmente o Carnaval em Paraty tem sete blocos carnavalescos: Os Paulos, Vamos que Tô, Meninos do Pontal, Paraty do Amanhã, Acadêmicos da Patitiba, Tribo do Samba e Mangueira. Eles arrastam centenas de foliões durante os quatro dias do feriado.

Além dos blocos carnavalescos outro destaque do Carnaval Paratiense é a Banda Santa Cecília. Ainda tem os blocos menores que vestem fantasias e acompanham as atrações divertindo todo público.

carnaval-em-paraty (6)

Você vai se impressionar com a beleza dos bonecos gigantes de papel machê. Os bonecos são confeccionados pelo Arrastão do Jabaquara e pelos Assombrosos do Morro que todos os anos preparam uma grande festa com muita folia, musica e arte. Como de costume os dois grupos espalham seus bonecos pela cidade e desfilam por todos os lados ao som das tradicionais marchinhas de carnaval.

carnaval-em-paraty (1)

A principal atração do carnaval em Paraty fica por conta do Bloco da Lama. Há mais de vinte anos, na Praia do Jabaquara em Paraty, um grupo de amigos brincava na lama medicinal no mangue da Praia do Jabaquara. Quando estavam cheios de lama eles resolveram sair pelas ruas de Paraty levando muita alegria. Nascia assim o Bloco da Lama do Carnaval em Paraty.

[FOTO CARNAVAL02 CARNAVAL04]

Aos gritos de uga, uga rá rá! Todos os anos milhares de foliões invadem o Centro Histórico enlameados da cabeça aos pés. O bloco começa na Praia do Jabaquara, segue até o centro histórico e se despede com um banho no mar.

carnaval-em-paraty (3)

Famoso no mundo inteiro, a principal ideia do evento é impactar a cidade com alegria, muita paz, festa e liberdade até que não haja nenhum “espirito negativo nas ruas”.

carnaval-em-paraty (7)

Como diria a musica Plataforma interpretada pela Elis Regina:

“Por um bloco que derrube esse coreto com passistas à vontade que não dancem o minueto.

Por um bloco sem bandeira ou fingimento que balance e abagunce o desfile e o julgamento.

Por um bloco que aumente o movimento que sacuda e arrebente o cordão de isolamento.”

CONFIRA AQUI O CALENDÁRIO COMPLETO:

http://www.paraty.com.br/feriados/carnaval/

 

Credito das Imagens:

http://oglobo.globo.com/participe/mat/2010/02/14/internauta-fotografa-bloco-da-lama-em-paraty-915863530.asp

http://www.paraty.com.br

http://g1.globo.com/

http://vivaparaty.blogspot.com.br/

Texto: Marcus Mancini