Era uma vez uma cidade rodeada de        montanhas mar e natureza. Uma cidade histórica feita, como o próprio nome diz, de muita historia. Majestosa, a cidade sempre        serviu de passagem e encontros.
Foi lá que os índios, brancos e negros passavam. Era onde o caminho do ouro terminava e passava o ouro do Brasil para Portugal.

É lá que o Estado de São Paulo e Rio de Janeiro se encontram, lá também é o encontro da serra com o mar (o mar entra nas ruas quando a maré está alta).

Em meio a todo esse cenário, em 2003 um grande encontro deu inicio a um dos eventos mais importantes do Brasil. Nascia assim a Festa Literaria Internacional de Paraty.

A FLIP é um evento Organizado pela Associação Casa Azul é o evento mais importante da cidade de Paraty e realizará sua decima segunda edição em 2014. Tradicionalmente a Festa Literária em Paraty reúne grandes nomes como Isabel Allende, Ferreira Gullar, Don DeLillo, Richard Dawkins, Eric Hobsbawm, Chico Buarque, entre outros.

Colocando a literatura em foco através de debates, exposições, shows, oficinas e lançamentos de livros, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) tornou-se nos últimos anos um dos maiores e mais importantes festivais do mundo.

O destaque ocorre na Tenda dos Autores onde são organizadas as mesas de debate com convidados (escritores, cineastas, quadrinistas, historiadores, jornalistas e artistas plásticos, entre outros). Possui um auditório com 850 lugares e conta com tradução simultânea. O evento é transmitido online e na Tenda do Telão que tem capacidade para 1.400 pessoas. Além disso, a Casa de Cultura de Paraty organiza pré-estreias e exibições de filmes, leituras de peças teatrais, exposições e debates.

Para agradar todos os convidados, a FLIP organiza nos cinco dias de festa cerca de 200 eventos. Outro destaque são os concertos que ocorrem na Praia do Pontal, ano passado um dos responsáveis foi Gilberto Gil que animou o publico com as suas principais canções.

A 12ª edição da Flip acontecerá de 30 de julho a 3 de agosto de 2014. O grande homenageado dessa edição será o autor Millôr Fernandes que recebe o destaque dois anos após sua morte (março de 2012 aos 88 anos). Dramaturgo, tradutor, artista gráfico, editor, Millôr foi uma das figuras mais marcantes da imprensa brasileira. Essa é a primeira vez que a FLIP homenageia um autor que já esteve na Tenda dos Autores (foi um dos convidados na primeira edição da festa).

Ainda não há definição de como serão os eventos nem que escritores participarão da festa. Para mais informações, o site oficial da FLIP é http://www.flip.org.br/

Credito das imagens:

http://blogs.estadao.com.br

http://taxicidade.wordpress.com

http://leituraseobservacoes.blogspot.com.br

http://blogdodelmanto.blogspot.com.br

http://oglobo.globo.com

Texto de: Marcus Mancini