No caminho entre a Praia do Jabaquara (onde fica a pousada Hotel Brunello) e a Praia do Pontal e o Centro Histórico de Paraty você encontra o Forte Defensor Perpétuo. Chegar lá é fácil: basta subir o morro a pé, numa caminhada de 5 a 10 minutos por um agradável caminho cercado de mata. Lá no topo você encontrará uma bela vista de Paraty e sua baía, além da construção de 1793 onde funciona hoje o Museu do Forte Defensor Perpétuo.

O Forte foi construído no primeiro núcleo de povoamento da cidade de Paraty, no Morro da Vila Velha, para proteger dos piratas o escoamento do ouro da Estrada Real, assim como a produção de açúcar da região.

Com o declínio econômico de Paraty, ele ficou em ruínas até 1822, quando foi reconstruído e recebeu o nome atual em homenagem a Dom Pedro I, Imperador e Defensor Perpétuo do Brasil. Em 1836 o lugar passou por novas obras e nos anos 60 foi restaurado pelo IPHAN, tendo sido aberto à visitação na década de 70.

 

Em 1989, o espaço passou a abrigar o Centro de Artes e Tradições Populares, com exposições sobre a cultura caiçara. Atualmente, ainda podem ser observados os vestígios da antiga muralha de pedra junto a alguns canhões.

No acervo do museu se encontram itens como grandes tachos que eram usados para produção de açúcar e outras peças oriundas de fazendas na região de Paraty-Mirim, como tambores de Jongo utilizados no período colonial.

Localização: Morro da Vila Velha, s/nº, Pontal, Paraty-RJ

Visitação: de terça a domingo, das 9 às 12h e 13h às 17h.

Telefone: (24) 3373-1038

 
 
 

Testimonials

“Fantastic place!”

“Fantastic place!”

We stayed early January 2013 and were made very welcome. We liked the location so near the beach, also the pool was ideal for our 4 year old, who liked to try out his Portuguese with the reception staff. Generous delicious breakfasts, with variety of home made cakes, bread, fruit and juices. During our 5 days nothing was too much trouble for the staff. Rooms were clean and tidy, Place was quiet, lovely terrace to sit and watch the world go by, with plenty of places to eat acroos the road on the beach. Air conditioned rooms are really welcome with mosquitoes outside in summer time.

MusicmanBracknell, Bracknell — Avaliou em Janeiro 20, 2013
 
 
 
1